1/1

Nossas indicações de livros com histórias para ajudar a criançada a comer melhor

A cantina de Dona Calabresa 

Autora Liana Leão

SINOPSE: Foi coisa que nunca vi! Dona Calabresa é dona de uma cantina que só vende doces, tortas, pizzas, batatas fritas. Dona Clara, ao contrário, é dona de uma cantina cheia de comidas muito saudáveis - sanduíche integral, fruta fresca, tudo o que faz bem à saúde. Os negócios vão muito bem para Dona Calabresa e muito mal para Dona Clara. Mas como será que está história acaba?

A menina que não gostava de frutas 

Autora Cidália Fernandes

SINOPSE

Se a menina Joana
Não nos come nem nos quer
Não demora muito tempo
Que irá adoecer.

- É verdade, é verdade! -
Interrompeu a maçã. -
Foi isso que o pai lhe disse
Ainda esta manhã.

- Não consigo entender -
Lamentou-se o kiwi. -
Não gostar de comer fruta
Foi coisa que nunca vi!

Dia de Feira

Autor Maurício Veneza

SINOPSE: Se você já foi à feira algum dia, ouviu o burburinho dos feirantes ao oferecer suas mercadorias e algumas das brincadeiras que eles fazem para chamar a atenção dos fregueses. Imagine, no entanto, ser vizinho de uma feira, e ser acordado num domingo pela gritaria, pela movimentação das pessoas e pelo cheiro de fruta e peixe! Será que é divertido? Por meio de uma linguagem poética, o autor Maurício Veneza vai contar essa história direitinho.Temas transversais:Ética, Pluralidade Cultural e SaúdeTemas para atividades:- Ética: as diferentes reações das pessoas diante de fatos que não lhes agradam;- Pluralidade Cultural: situações, pessoas, linguagem e curiosidades que criam a atmosfera da feira;- Ciências: os valores nutricionais dos alimentos vendidos na feira.

 Eu nunca vou comer um tomate

Autora Lauren Child

SINOPSE:  Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele precisa cuidar do jantar dela. Isso não é nada mole, porque ela é muito enjoada para comer. Até que um dia ele arruma um jeito criativo de resolver o problema.

Não gosto de salada! 

Autor Tony Ross

SINOPSE: A Princesinha cismou que não gosta de salada - principalmente de tomates. Mas, quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar, a Princesinha muda de ideia.

Nutriamigos

Autora Suzana Janson Franciscato (nutricionista)

SINOPSE:  Objetiva ensinar às crianças o valor dos alimentos para que adquiram hábitos saudáveis de alimentação. Para envolver as crianças com atividades lúdicas, foram criados os Nutriamigos, personagens que representam os alimentos: Gordura; Carboidrato; Proteína; e Vitamina. No mundo encantado dos Nutriamigos, os personagens participam de brincadeiras e atividades divertidas e ensinam a importância dos alimentos para as funções do organismo. Consta de um DVD com 5 histórias em desenho animado, um manual de orientações, CD de músicas e CD com atividades para impressão. A seqüência das 5 histórias do DVD apresenta a Menina Nina contracenando com os Personagens Nutriamigos. Eles destacam as suas funções e a importância do equilíbrio na alimentação para a saúde da criança.

O menino que não gostava de sopa

Autora Cidália Fernandes

SINOPSE:  Apesar das insistências da mãe, Joãozinho recusava-se a comer a sopa. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável. Imagine-se o espanto da mãe, quando, passado algum tempo, o Joãozinho lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!

O mistério da sopa da Vó Leninha 

Autora Ana Paula de Abreu

SINOPSE

A sopa da Vó Leninha faz tanto sucesso que já atraiu artista famoso! Quais serão os ingredientes secretos que deixam a sopa tão saborosa? Chamaram até um detetive para investigar! Será que ele conseguiu desvendar este mistério? Ao final há um caderno de receitas de sopas nutritivas e saborosas.

Uma sopa 100% bruxesca 

Autor Quitterie Simon 

SINOPSE

A bruxa Croquilda estava morrendo de fome, coitada. (Fome de bruxa é uma coisa descomunal) Só que os armários de sua cozinha estavam todos vazios, não restava nem um sapinho seco no fundo da gaveta. Croquilda teve de pegar a vassoura e dar uma busca nas redondezas. Sorte que seus vizinhos gostavam de plantar hortinhas. Croquilda catou alguns legumes, juntou umas ervas cheirosas e temos a sopa. Para completar, apareceu um príncipe achando Croquilda a coisa mais fofa do mundo. Que bruxa resiste a um príncipe batendo em sua porta? Depois disso, ninguém sabe onde Croquilda foi parar. Para contar a história, restou apenas a fumacinha de sua sopa de-li-ci-o-sa.

 1000 Alimentos

Autor Usborne

SINOPSE

Este livro traz exatamente mil desenhos e nomes de alimentos. • São frutas, verduras, sobremesas, petiscos e pratos típicos do mundo inteiro. • Ideal para as crianças se divertirem encontrando o que comem no dia a dia, além de aprender sobre pratos e culturas de outros países. As páginas cartonadas deixam o livro fácil de manusear, mesmo para os mais novinhos. Além de ser resistente e muito fácil de limpar.

Receitas mágicas para crianças espertas 

Autor Mariana Britto 

SINOPSE

Muitas crianças são resistentes a experimentar novos alimentos. Os pais, por sua vez, se empenham tentando fazê-las comerem melhor. Com Olívia e sua família não era diferente, a menina só queria saber de comer arroz. Até que um dia sua mãe fez uma incrível descoberta! Receitas mágicas que ajudam as crianças a comerem melhor. A partir desse dia, Olívia passou seu avental mágico de cozinheiro e juntas, mãe e filha, prepararam delícias para toda a família. Este livro é um convite para pais e filhos cozinharem juntos, descobrindo novos sabores, através de alimentos saudáveis.